sábado, 3 de abril de 2010

Bendada – Reunião de Câmara

Realizou-se no passado dia 31 de Março, a reunião do executivo camarário pública na terceira maior freguesia do concelho, a Bendada.

Após ter sido votado e aprovado em Reunião de Câmara, uma vez por mês os elementos do executivo camarário deslocam-se a uma freguesia do Concelho, para no local se reunirem e darem oportunidade da população residente participar e intervir se assim o desejarem. Como tal, ontem, foi a vez da Bendada, receber os vereadores do Câmara Municipal do Sabugal. A representar a freguesia, esteve o Presidente de Junta, Jorge Dias que fez saber junto do executivo as necessidades e carências da sua localidade, antes dos assuntos da Ordem de Trabalhos.
Jorge Dias referenciou que para além da sede de freguesia já possuir saneamento básico, existem anexas que ainda padecem deste serviço público essencial. O Presidente da Junta questionou, também, o Presidente da Câmara Municipal do Sabugal, António Robalo, sobre o projecto dos Centros Escolares, uma vez que o autarca da Bendada pretende que a sua freguesia também possua um pólo educativo. As vias de comunicação entre a Bendada e as suas anexas e o projecto da Casa da Música foram também outras preocupações colocadas por Jorge Dias.
Em resposta às questões colocadas pelo Presidente de Junta, António Robalo disse que “a Bendada é a freguesia mais difícil de governar do Concelho (devido à área e ao número de anexas que possui)” e salientou que “recentemente na sede de freguesia foi feito um investimento elevado”, nomeadamente, saneamento básico. Ou seja, apesar de os serviços de proximidade serem o grande estandarte da sua candidatura, as anexas terão que esperar, no entanto, em relação à rede viária de ligação entre a sede de freguesia e as anexas (Rebelhos – Quintas –Bendada), bem como o projecto da Casa da Música da Sociedade Filarmónica Bendadense, o autarca referiu que estes são os dois grandes projectos prioritários, mas salientou que a concretização dos mesmos depende do financiamento por parte do Estado. No que diz respeito aos Centros Escolares, outra questão levantada pelo Presidente de Junta de Freguesia, António Robalo referiu que estes só serão construídos no Sabugal e Soito, uma vez que a Bendada não possui um número mínimo de alunos (cerca de 300 alunos) e que a solução passa pela adaptação de edifícios públicos existentes na sede de Concelho, para este fim.
Posto isto, os vereadores agradeceram o Presidente de Junta por os ter recebido e todos eles frisaram o seu apoio à Bendada e ao seu desenvolvimento, bem como às necessidades vigentes da freguesia.
Ainda antes da Ordem dos Trabalhos o vereador Francisco Vaz questionou o Presidente do Município sobre a Praça de Táxis do Sabugal e sobre o caminho que liga a Rebolosa à Aldeia da Ponte. António Robalo, relativamente, ao primeiro assunto referiu que este já está em andamento. Em relação à segunda questão, o Presidente respondeu que, assim como o caminho que liga Rebelhos às Quintas (Santo António, Ribeira, Ribeiro) é uma prioridade, também o caminho que liga a Rebolosa à Aldeia da Ponte o é.
No que diz respeito à Ordem de Trabalhos propriamente dita, salienta-se a proposta do Programa de apoio ao Movimento Associativo do concelho do Sabugal (no passado sábado, dia 27 de Março levou-se a efeito, no Auditório Municipal, o 1.º Fórum Associativo, onde participaram diversas associações do Concelho e onde foi instituído um Grupo de Trabalho constituído pelo Corpo Nacional de Escutas do Sabugal, Grupo Cultural e Desportivo dos Fóios, Espaço Multimédia de Alfaiates, Guardiões da Lua, Clube Automóvel 6Kinas e a Sociedade Filarmónica Bendadense que representarão e serão o elo de ligação entre as restantes associações existentes do Concelho), apoio esse que já está em processo, uma vez que a Câmara vai criar um portal das Associações com informações relativas às mesmas (contactos, plano de actividades, etc.)
Fora da Ordem dos Trabalhos, chegou à mesa do executivo a alteração do horário de funcionamento dos CTT do Sabugal, que passa a ser o seguinte: 09h00/12h00 (antes 09h00/12h30) e 14h00/18h00.
A próxima Reunião de Câmara, que será também pública, realiza-se no dia 7 de Abril.

Fonte : Jornal cinco quinas

1 comentário: